LAB_ARTE

O Lab_Arte – laboratório experimental de arte-educação & cultura – é um laboratório didático da FEUSP criado por iniciativa dos alunos de Pedagogia para tentar suprir uma importante lacuna nas atividades formativas da instituição a partir de experimentações e vivências nas várias linguagens artísticas, numa perspectiva antropológica, levando em conta a diversidade cultural, étnica e artística.

Oficialmente vinculado ao EDA, foi aprovado como laboratório didático pela Congregação FEUSP (2006), bem como se constitui como diretório de pesquisa no CNPq, agregando professores e investigadores de várias instituições públicas de pesquisa.

A proposta pedagógica do laboratório também ressalta a importância de garantir espaço tanto para a discussão teórico-experimental como para a mostra de produções artísticas dos próprios alunos em forma de recitais, saraus e intervenções comunitárias nos projetos parceiros.

Tem alicerçado sua abrangência em atividades de cooperação internacional com recebimento de alunos estrangeiros (Espanha e Alemanha), bem como participação de alunos FEUSP em universidades estrangeiras (Espanha, Índia, França, Portugal e Argentina).


As atividades regulares do Lab_Arte são:
  • Núcleos de Vivência e Experimentação
  • Pensarte (programação de colóquios e recitais)
  • Vivências
  • Grupo de Estudos
  • Reuniões gerais de coordenação


Coordenação:
Prof. Dr. Marcos Ferreira Santos, livre-docente em Cultura & Educação do EDA Prof. Dr. Rogério de Almeida, lab_arte - EDA
GEIFEC – Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura

Vinculado à FEUSP, o GEIFEC atua na interface entre Educação e Cultura, a partir das perspectivas estabelecidas pela teoria da complexidade, pela antropologia da educação, antropologia cultural e do imaginário, e com as contribuições da filosofia trágica e da pedagogia da escolha. Considera que a formação humana não se restringe à formação escolar, mas decorre de itinerários percorridos nas artes, na filosofia e nas manifestações culturais. O objetivo do grupo é estudar o processo de escolha desses itinerários, suas contribuições para a (auto)formação humana e seus desdobramentos no âmbito da Cultura e da Educação.


Linhas de Pesquisa


Itinerários de (auto)formação
O objetivo desta linha de pesquisa é estudar os processos de constituição dos itinerários de (auto)formação e seus desdobramentos a partir da literatura, do cinema, das artes em geral, das correntes de pensamento e das diversas manifestações culturais, como esporte e lazer.


Pedagogia da Escolha
Tem o objetivo de estudar o fenômeno da escolha no âmbito da educação, do imaginário, do trágico da existência e dos processos simbólicos de circulação de sentidos, e suas aplicações pedagógicas na formação humana.


Filosofia trágica
A linha de pesquisa objetiva os estudos do acaso, do real e dos processos simbólicos do imaginário em interface com a filosofia trágica.