Stacks Image 391


Antiguidades contemporâneas: XII semana de estudos clássicos da FEUSP

Alessandra Carbonero Lima
Marcos Sidnei Pagotto Euzebio
Rogério de Almeida
(organizadores)


Leia o livro na íntegra, gratuitamente:

http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/98/82/406-1



Stacks Image 450
Stacks Image 376
Stacks Image 987
Stacks Image 979
Stacks Image 298
Stacks Image 302
Stacks Image 394
Stacks Image 296
Stacks Image 300
Stacks Image 32
Stacks Image 124
Stacks Image 126
Stacks Image 128
Stacks Image 34
Stacks Image 132
Stacks Image 134
Stacks Image 147
Stacks Image 149
Stacks Image 151
Stacks Image 153
ALMEIDA, Rogério de. O Imaginário Trágico de Machado de Assis: elementos para uma pedagogia da escolha. São Paulo: Képos, 2015.

Este livro é fruto de 7 anos de investigação sobre o caráter trágico da obra machadiana, isto é, a misteriosa conjunção entre uma existência desagradável e a alegria de viver. Polêmico, o livro é contundente ao apontar em Machado de Assis a insignificância do real, a existência sem sentido e a natureza indiferente ao sofrimento humano. O livro também reflete sobre os desdobramentos educacionais da obra machadiana e as bases de uma pedagogia da escolha. Comprar


ALMEIDA, R. de; ARAÚJO, A. F.; GUIMARÃES, A. R.; RIBEIRO, J. A.
Olhares sobre Frankenstein: literatura, educação e cinema. São Paulo: Képos, 2015.

Abordagem da criatura de Mary Shelley sob os prismas literário, cinematográfico e educacional.

Comprar


ALMEIDA, Rogério de Almeida; PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei (Orgs.). Nós, os Antigos: XI Semana de Estudos Clássicos da FEUSP. São Paulo: Képos, 2014.

Este livro recolhe as conferências e trabalhos apresentados durante a XI Semana de Estudos Clássicos da FEUSP – Nós, os Antigos, ocorrida de 20 a 24 de maio de 2013.


FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério de.
Antropolíticas da Educação. 2ª edição. São Paulo: Képos, 2014.

Este livro aborda o tema da educação sob uma nova ótica: a antropolítica, entendida por Edgar Morin como a política do ser humano no mundo. Obra fundamental para a formação de professores, para a compreensão das políticas públicas educacionais e para se pensar a educação contemporânea. Comprar



ARAÚJO, Alberto Filipe; GOMES, Eunice S. L.; ALMEIDA, Rogério de.
O mito revivido: a mitanálise como método de investigação do imaginário. São Paulo: Képos, 2014.

Esta obra apresenta um estudo aprofundado e ao mesmo tempo didático da mitanálise como método de investigação do imaginário, processo de mergulho e desvelamento do mito presente nas tessituras do social. O capítulo inicial apresenta a Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand e seus métodos investigativos. Os três capítulos subsequentes aplicam o método mitanalítico na exploração do contemporâneo, do renascimento e do segredo.

ALMEIDA, Rogério de; FERREIRA-SANTOS, Marcos (Orgs.). O cinema e as possibilidades do real. São Paulo: Képos, 2014.

Livro que fecha a trilogia aberta com O Cinema como Itinerário de Formação. Os ensaios aqui apresentados buscam investigar as possibilidades do real a partir de sete obras cinematográficas. O livro fecha também o ciclo de exibições realizadas no Cine-Clube Lab_Arte, no período de 2011 a 2013.


ALMEIDA, Rogério de; PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei (Orgs.). O que é isto, a Filosofia [na escola]? São Paulo: Képos, 2014.

Obra que reúne ensaios sobre os problemas, desafios e oportunidades do ensino escolar de filosofia. O livro é resultado do seminário de mesmo nome realizado em dezembro de 2012 pelo grupo "Filosofia e Paideia" na Faculdade de Educação da USP.


PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei; GOTTSHALK, C.; ALMEIDA, Rogério de (Orgs.). Filosofia e Educação: Interfaces - Textos da I e II Jornadas de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da USP. São Paulo: Képos, 2014.

Coletânea de textos de dois ciclos de palestras organizados pela área de "Filosofia e Educação" da Faculdade de Educação da USP, ocorridos em 2011 e 2012. Apresenta discussões em torno da questão: filosofia e educação ou filosofia da educação?, uma homenagem a José Mario Pires Azanha e um revisão da obra de Rousseau, por ocasião dos 300 anos de sua existência.

ALMEIDA, Rogério de & SANCHES, Janina (Orgs.). Interculturalidade, Museu e Educação. São Paulo: Képos, 2013.

Livro sobre o encontro intercultural no museu e sua potencialidade educativa. Como educadores lidam com os diferentes pontos de vista desse encontro? São onze autores: Ana Zimmermann, Edleuza Ferreira da Silva, Gandhy Piorski Aires, Janina Sanches, Julvan Moreira, Kiusam de Oliveira, León Olivé, Renata Meirelles, Rogério de Almeida, Soraia Chung Saura e Suely Castilho. Comprar

FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério de.
Aproximações ao Imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, 2012.

Este livro destina-se a estudantes e pesquisadores do vasto campo da cultura, do imaginário, dos processos simbólicos, mitologia e hermenêutica. Como uma bússola, busca fornecer direções possíveis de estudo e aprofundamento dos territórios e mares conceituais e metodológicos.
Comprar


PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei & ALMEIDA, Rogério de (Orgs.). Sobre a Ideia do Humano. São Paulo: Educ, 2012.

Este livro apresenta sete textos derivados do seminário de mesmo nome, realizado na FEUSP em 2011. A questão do humano, ou a ideia de Homem, é explorada em uma abordagem filosófica e antropológica, que já não busca qualquer essência, substância ou natureza, mas reconhece sua condição, sua situação e sua linguagem. Comprar


ALMEIDA, Rogério de & FERREIRA-SANTOS, Marcos (Orgs.). Cinema e Contemporaneidade. São Paulo: Képos, 2012.

Este livro reúne oito estudos sobre filmes que nos auxiliam a refletir acerca da exigência de nos tornarmos contemporâneos de nosso e de outros tempos. Comprar




ALMEIDA, Rogério de. O Criador de Mitos. São Paulo: Educ, 2011.

“Que a leitura das pessoas aqui trazidas pela criação imortal de um Fernando ressoe em cada pessoa leitora e em todas as pessoas do leitor, pelas mãos carinhosas de um pensar navegante, à deriva trágica e sedutora do abrir-se ao imprevisto da existência, na almeida das embarcações” (Marcos Ferreira Santos).

Opções de compra


SANCHES, Janina; FERREIRA-SANTOS, Marcos; ALMEIDA, Rogério de. (Orgs.). Artes, Museu e Educação. 1 ed. Curitiba: CRV, 2012.

Mais informações



ALMEIDA, Rogério de & FERREIRA-SANTOS, Marcos (Orgs.). O Cinema como Itinerário de Formação. São Paulo: Képos, 2011.

7 filmes, 7 autores, 7 ensaios. Em todos, o testemunho da força humanizadora do cinema e de seu potencial de formação. Uma seleção heterogênea de filmes, que vai de Jean Vigo a Zé do Caixão, passando por Akira Kurosawa e David Lynch. Baixe de graça.




ALMEIDA, Rogério de. O Dia em que Conheci Jim Morrison. São Paulo: Zouk, 2004.

Livro de ficção que retrata o processo de formação do escritor, após um encontro simbólico e dionisíaco com Jim Morrison.
Comprar
 



ALMEIDA, Rogério de & DIAS, Alexandre (Orgs.) Metamorfopsia da Educação: hiatos de uma aprendizagem real. São Paulo: Zouk, 2002.

Coletânea de ensaios sobre os vários fatores que afetam a educação contemporânea.





ALMEIDA, Rogério de. Alucinação. São Paulo: Zouk, 2001.

Livro-objeto que apresenta os poemas em folhas amassadas, aproximando a visão de mundo do artista à criatividade do delírio.


[esgotado]




ALMEIDA, Rogério de. Almenara. São Paulo: Badaró, 1999.

Primeiro livro publicado, seus 100 exemplares esgotaram-se na noite de lançamento, na Casa das Rosas. Reúne uma série de poemas declamados em saraus ao longo da década de 90.

[esgotado]



Stacks Image 60
Stacks Image 62

Livros traduzidos


MAFFESOLI, Michel. O Instante Eterno: o retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. São Paulo, Zouk, 2003. (com Alexandre Dias)







MAFFESOLI, Michel. A Sombra de Dioniso: contribuição a uma sociologia da orgia. São Paulo, Zouk, 2005.